
A Associação “Eborae Mvsica” está a promover as XXVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Resgatando Nomes Esquecidos da Escola de Música da Sé de Évora”, que decorrem de 3 a 6 de outubro em vários espaços da cidade e também em Avis. Nestas jornadas, que celebram o 37.º aniversário da Associação “Eborae Mvsica” e o Dia Mundial da Música (1 de outubro), visamos homenagear e recuperar uma obra de compositores esquecidos da Escola de Música da Sé de Évora, um importante centro de produção musical ao longo da história.
A programação tem lugar em locais emblemáticos como o Convento dos Remédios, a Sé Catedral de Évora, a Igreja de S. Francisco, a Igreja do Espírito Santo, bem como a Vila de Avis. Sob a Direção Artística do maestro Pedro Teixeira, estas jornadas reúnem músicos, maestros e formadores de renome para uma série de workshops, concertos e palestras dedicadas ao estudo e execução de obras raras e pouco conhecidas.
O ponto alto das jornadas será o Concerto de Encerramento, que terá lugar no dia 6 de outubro, às 17h00, na Sé de Évora. O Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, sob a direção do Maestro Emanuel Vieira, dará início ao concerto, seguido pelos Coros dos Participantes e pelo Grupo Instrumental. As obras que serão interpretadas durante este evento foram científicas ao longo dos quatro dias das jornadas, sob a orientação dos Maestros Owen Rees, Rory McCleery, Armando Possante e Pedro Teixeira.
Além dos coros, o Grupo Instrumental, composto por músicos que participaram nos workshops, apresenta peças aprendidas sob a direção de Tiago Simas Freire (cornetto) e outros formadores, como José Rodrigues Gomes (baixão), Adrien Reboisson (charamela), Filipa Menezes ( viola da gamba) e David Yacus (sacabuxa). O evento culminará com a entrega dos certificados de participação a todos os músicos que, durante quatro dias, se dedicaram ao estudo e execução de música sacra.
A entrada para o Concerto de Encerramento é gratuita, e a organização convida todos os interessados para assistir a este momento de celebração da música e da cultura.
A organização destas jornadas está a cargo da Associação “Eborae Mvsica”, com o apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes e coprodução da Câmara Municipal de Évora, Évora Capital Europeia da Cultura 2027. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Avis, do Cabido da Sé de Évora, das Paróquias de S. Francisco e do Espírito Santo, da Entidade Regional de Turismo, da Fundação Casa de Bragança, da Fundação Eugénio de Almeida, da Universidade de Évora, entre outras entidades.