
No âmbito da tromba de água que recentemente se registou em Brinches, as crianças das Oficinas de Verão de Brinches estiveram ontem à conversa com uma das psicólogas do Município de Serpa acerca dos seus medos e preocupações. Esta iniciativa revelou discursos ansiosos, típicos da exposição a este tipo de acontecimentos. As crianças destacaram, no entanto, o apoio recebido e a entreajuda de todas as pessoas que as socorreram durante a tempestade.
Para ajudar a lidar com os sentimentos identificados, as crianças foram desafiadas a desenhar algo para oferecer a alguém especial que merecesse receber uma mensagem de carinho. Prontamente, identificaram os diferentes agentes de proteção civil como destinatários ideais. Desenharam bombeiros, bombeiras, carros de polícia e escreveram mensagens de agradecimento dirigidas aos bombeiros, guarda/polícia e proteção civil.
Os desenhos e as mensagens foram pedidos para serem distribuídos e, rapidamente, chegaram ao destino, trazendo um sorriso e reconhecimento aos agentes que ajudaram durante as cheias.
Há que salientar o facto, de que para além das entidades destacadas, toda a comunidade de Brinches se uniu, para ajudar, restaurar habitações e salvaguardar a memória de muitos daqueles que viram o trabalho de uma vida ser levado pelas cheias. Grande parte dos habitantes de Brinches, concelho de Serpa, são idosos que sem os esforços e ajuda dos mais jovens não teriam conseguido voltar a habitar nas suas casas.