No próximo dia 1 de dezembro, a freguesia de Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura, assinala mais um aniversário da Restauração da Independência de Portugal, ocorrida há 384 anos, em 1640. A data celebra a recuperação da autonomia nacional após seis décadas de domínio espanhol, e Santo Aleixo, pelo papel significativo que desempenhou nas lutas contra o invasor, reveste-se de um especial orgulho nesta efeméride.

Esta freguesia, que honra o feito no monumento da Praça da Restauração e é também lembrada no Monumento aos Restauradores, em Lisboa, guarda na sua história o testemunho de bravura dos seus habitantes nas batalhas pela independência. As comemorações deste ano, organizadas pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, visam sublinhar o valor dos antepassados de Santo Aleixo nas lutas que ajudaram a definir a história de Portugal.

Programa das Celebrações

As festividades terão início no dia 30 de novembro, às 21:00, com um concerto da Banda Filarmónica do Círculo Artístico Musical Safarense na Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, oferecendo um prelúdio musical à solenidade do dia seguinte.

No dia 1 de dezembro, o evento começa às 10:00 na Praça da Restauração, com a receção da Banda Filarmónica do Círculo Artístico Musical Safarense. Logo após, às 10:15, decorrerá a cerimónia de Hastear da Bandeira, que marca simbolicamente o início das celebrações.

Às 10:30, terão lugar as intervenções solenes de Francisco Candeias, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, do historiador Coronel Luís Albuquerque, e de Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, cujas palavras relembrarão a importância da data e o papel heróico dos moradores de Santo Aleixo na história de Portugal.

Seguir-se-á, às 11:15, uma Recriação Histórica organizada pela Associação Companhia Livre, que trará ao público uma interpretação autêntica dos eventos do período da Restauração. As celebrações culminarão às 12:00 com um convívio popular animado pelo Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração e pelo Grupo Coral da Sociedade Recreativa Amarelejense, numa homenagem musical que encerra as festividades em espírito de comunidade e recordação.

A celebração do 1.º de Dezembro em Santo Aleixo da Restauração é, assim, um tributo vivo à coragem e à determinação de um povo que, há mais de três séculos, ajudou a definir o curso da nação portuguesa.