A Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou, no dia 13 de novembro, o 5.º Encontro de Agentes de Turismo do Município, no Auditório Municipal António Chainho. O evento reuniu empresários, artesãos, estudantes de turismo e especialistas para debater estratégias de desenvolvimento do setor no concelho e na região do Alentejo.

Foco no Crescimento e Sustentabilidade

O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, abriu o encontro destacando o expressivo crescimento do turismo no município, refletido no aumento do número de dormidas, que passou de 42 mil em 2013 para mais de 170 mil em 2023. Este progresso, segundo o autarca, resultado do trabalho conjunto entre empresários, investimentos em alojamento e restauração, e a promoção regional liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) e pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Álvaro Beijinha frisou ainda, a importância de reforçar a sazonalidade, destacando iniciativas como festivais gastronómicos fora da época alta, eventos desportivos internacionais e a valorização das rotas turísticas, como o Caminho de Santiago via Atlântico e a Rota Vicentina.

Alentejo: Uma Marca Internacional

José Manuel Santos, o presidente da ERTAR, sublinhou o reconhecimento nacional e internacional do Alentejo como destino turístico. O presidente da Entidade do Turimo do Alentejo e Ribatejo, destacou o Alentejo Litoral como uma das áreas de maior crescimento na região e apontou a digitalização e a transição ambiental como os principais desafios para o futuro do turismo.

Por sua vez, Vítor Silva, da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, realçou a importância de transformar as potencialidades do território em produtos turísticos, promovê-los e comercializá-los de forma eficaz. Vítor Silva alertou para a necessidade de colaboração entre os resultados públicos e privados para garantir resultados positivos.

Programação Dinâmica e Envolvente

O encontro incluiu três painéis que abordaram temas como o Caminho de Santiago, os 10 anos do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, os produtos gastronómicos e vínicos, e os apoios ao empreendedorismo e formação no sector do turismo. A jornada terminou com uma visita à Adega das Vinhas Novas, onde os participantes desfrutaram de uma prova de vinhos, e contou com a atuação do grupo no Cante Alentejano Vozes Além’Tejo.

O evento reforçou a importância de Santiago do Cacém como um destino turístico em ascensão, destacando o compromisso do município e dos agentes locais com a sustentabilidade e o desenvolvimento integrado do setor.