
A Festa da Amizade, transformaram-se num evento emblemático com 53 anos de história. Marcada por uma atmosfera de convívio e tradição, a festa reúne residentes e visitantes em torno de um programa repleto de atividades e espetáculos.
Tudo começou em 1969, quando um grupo de amigos decidiu organizar a primeira Festa da Amizade na esplanada do Cineteatro de Benavente. Partilhando despesas e preparando sardinhas, pão e vinho, convidaram outros amigos para se juntarem à celebração. A festa cresceu rapidamente em popularidade, ultrapassando as fronteiras da vila e tornando-se uma das maiores Festas Populares do país.
A tradição de assar sardinhas em Benavente no último sábado de junho perdura desde então. A partir das 22h00, fogareiros são espalhados pelas ruas da vila, assando cerca de 5.000 kg de sardinhas que são acompanhadas por 5.000 litros de vinho e 10.000 unidades de pão, tudo distribuído gratuitamente. Este momento representa o ponto alto da festa, mas o dia começa cedo com o desfile de Campinos, Cavaleiros Amadores e animais pelas ruas da vila. Seguem-se provas de condução de jogos de cabrestos. Os autênticos campinos, símbolos do Ribatejo, não perdem a oportunidade de participar na Festa da Amizade – Sardinha Assada de Benavente.
Um dos momentos mais emocionantes do sábado foi a entrada de um touro bravo, acompanhado por campinos e cabrestos, pelas ruas da vila. Num percurso de aproximadamente 1 km, na EN118, os campinos demonstram a sua destreza ao conduzir o touro pelo asfalto e levá-lo à manga das largadas. As largadas de touros, sempre muito participadas, são a maior expressão popular do Ribatejo.