
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) iniciou, no passado dia 17 de julho, a implementação do projeto «Estrelas ao Volante», promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), com o apoio da Essilor Luxottica.
A iniciativa visa diminuir a ansiedade das crianças internadas e das respetivas famílias, durante a permanência no hospital, através da criação de uma experiência mais lúdica e serena.
O projeto consiste na utilização de um carro telecomandado que transporta as crianças internadas ao longo de um percurso sinalizado com estrelas, entre o Serviço de Pediatria e o Bloco Operatório. Cada estrela contém mensagens de incentivo, superação, cidadania e segurança rodoviária. A atividade permite que os participantes adquiram conhecimentos sobre estes temas, promovendo a distração face ao ambiente hospitalar.
Na apresentação da iniciativa estiveram presentes a diretora clínica da ULSAC para a área hospitalar, Luísa Rebocho, a diretora do Serviço de Pediatria, Ana Serrano, a responsável pelo internamento, Carla Cruz, o médico cirurgião pediátrico Rui Rosado, a enfermeira Sílvia Antunes e a educadora Joana de Deus, responsável pela sala de atividades lúdicas. A APSI fez-se representar por Sandra Nascimento, secretária-geral e diretora técnica-executiva, e a Essilor Luxottica por Fernando Trabuco, responsável de gestão de canal.
A diretora clínica da ULSAC, Luísa Rebocho, referiu que este tipo de iniciativas permite reduzir a ansiedade e criar um ambiente mais acolhedor para os utentes pediátricos e respetivas famílias, promovendo valores como a cidadania e a segurança rodoviária. Sublinhou ainda que a abordagem lúdica favorece a ligação entre profissionais de saúde e utentes, contribuindo para um processo de recuperação mais tranquilo.
A implementação do projeto foi desenvolvida em articulação entre a APSI e o Gabinete de Comunicação e Marketing da ULSAC.