
O Município de Vila Velha de Ródão e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP (IHRU, IP) reuniram, no passado dia 30 de outubro, as escrituras públicas que estabelecem o direito de superfície das Casas da Rua de Santo António e das Casas de Fratel I. Este acordo viabiliza a disponibilização de quatro habitações para arrendamento a custos acessíveis, numa iniciativa integrada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta assinatura marca um marco importante para Vila Velha de Ródão, o primeiro município da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) a concretizar este tipo de parceria. O protocolo “Projetos de Habitação a Custos Acessíveis da Beira Baixa”, firmado entre a CIMBB e o IHRU, visa a reabilitação ou construção de imóveis destinados a locação acessível, promovendo respostas habitacionais mais justas e acessíveis para famílias locais.
Os imóveis incluídos neste investimento, designadamente as Casas da Rua de Santo António e as Casas de Fratel I, foram objecto de um investimento elegível de 572.405,57 €, integralmente financiados pelo PRR, para reabilitação de quatro habitações de tipologia T3. O presidente da autarquia, Luís Pereira, sublinha a importância deste passo inicial no desenvolvimento de um parque habitacional a custos acessíveis, que, no total, representa um investimento de mais de cinco milhões de euros no município.
Além destas habitações, estão previstos outros investimentos na área da habitação. Entre os projetos futuros destacam-se a reabilitação de uma casa em Cebolais de Baixo, a renovação do Solar dos Faias, no Fratel, e a construção de 26 moradias na Avenida da Serra, em Vila Velha de Ródão. Estes projetos, atualmente em fase de preparação para concurso público, deverão ser aprovados até ao final de novembro, reforçando o compromisso do município em ampliar a oferta habitacional acessível.
Esta iniciativa é uma resposta direta à necessidade de oferecer alternativas habitacionais para famílias que enfrentam dificuldades de acesso ao mercado tradicional, onde os valores de renda são incompatíveis com os seus rendimentos.