O Município de Vendas Novas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas colaboraram um protocolo de colaboração que visa fortalecer o corpo de voluntários da corporação. Este programa destina-se a promover o voluntariado, especialmente em períodos críticos como os fins de semana, para garantir uma resposta mais célere e eficaz no socorro à população.

O apoio financeiro, que poderá atingir o montante máximo de 12.200 euros, será atribuído mediante critérios definidos: 50 euros por cada dia de fim de semana com um voluntário adicional e 100 euros para dias em que dois ou mais voluntários envolvidos em serviço. Este incentivo será pago mensalmente até dezembro de 2025, ajudando a suprir a carência de meio humano, um dos desafios que uma corporação enfrenta atualmente.

Para além do financiamento, o Município compromete-se a divulgar o Programa de Incentivo ao Voluntariado nos seus canais de comunicação, sensibilizando a população para a importância do voluntariado no fortalecimento da sociedade e na resposta de emergência.

Valentino Salgado Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, destaca a necessidade de uma abordagem nacional ao problema: « que deve ser olhado com atenção a nível nacional para que haja uma resposta estrutural e robusta para o socorro em Portugal, que não dependa de voluntariado. Neste sentido solicitámos em agosto uma reunião com a Ministra da Administração Interna, mas que, até ao momento, não obtivemos resposta. Ainda assim, nos últimos dois anos, o Município destinou mais de 500 mil euros de apoio, com investimentos que incluíram o pagamento de metade dos salários das Equipas de Intervenção Permanente, a aquisição de uma nova ambulância, despesas para a construção do novo quartel e a compra de mobiliário, sistemas informáticos e de comunicação. Com este novo apoio ao Programa de Incentivo ao Voluntariado, reafirmamos o nosso compromisso em colaborar com os nossos bombeiros, assegurando a segurança e o bem-estar dos Vendasnovenses.»

Nos últimos dois anos, o Município já destinou mais de 500 mil euros à Associação dos Bombeiros Voluntários, cobrindo custos de funcionamento e investimentos em novos equipamentos, como a aquisição de uma ambulância, e na construção do novo quartel. Este novo protocolo reforça o compromisso de Vendas Novas com a segurança e o bem-estar da sua comunidade.