
Tem sido assim nos últimos quatro anos, a propósito do Dia Internacional das Cidades Educadoras, celebrado a 30 de novembro, e este ano não foi exceção. Há um novo mural pintado num outro estabelecimento de ensino.
“Fizemo-lo em 2019 em Caíde de Rei, em 2020 em Lustosa, em 2021 em Nevogilde, em 2002 em Lousada (Cristelos) e em 2023 em Nogueira (EBS Mário Fonseca)”, nota António Augusto Silva, numa publicação na rede social Facebook.
O vereador, responsável entre outros dossiês pela Educação, na Câmara de Lousada, lembra que têm sido evocados “laureados com o prémio Nobel da Paz, acautelado na escolha a diversidade cultural, geográfica, geracional e de género, bem como os valores defendidos”.
Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Nadia Murad, Leymah Gbowee e agora Linus Pauling são as personalidades retratadas.
“Mais do que um embelezamento estético da escola com uma obra de arte, a pintura transforma-se num pretexto de exploração pedagógica em áreas como a cidadania”, acrescenta o autarca.
Além disso, adianta que foram editados e distribuídos pelos alunos das escolas envolvidas postais com breve informação sobre a personalidade retratada, o Dia Internacional das Cidades Educadoras e o autor do mural.