
João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), foi nomeado membro suplente do Comité das Regiões Europeias para o quinquénio de 2025-2030, que terá início a 25 de janeiro de 2025. A nomeação foi proposta pela Presidência do Conselho de Ministros, após consulta à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
João Grilo sucede a Luís Dias, ex-presidente da Câmara de Vendas Novas, na representação portuguesa neste Órgão consultivo da União Europeia. A lista de representantes inclui 10 membros provenientes de municípios e um de cada Região Autônoma, tanto para membros efetivos quanto suplentes.
“Esta nomeação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal do Alandroal, sendo o nosso município cada vez mais reconhecido como um novo motor da região do Alentejo”, afirmou João Grilo. A autarca destacou ainda o “grande sentido de responsabilidade” com que assume este novo papel.
O Comité das Regiões Europeias é composto por 329 representantes das autoridades regionais e locais dos 27 Estados-Membros da União Europeia. Este órgão tem como função emitir pareceres em consultas obrigatórias e facultativas previstas nos tratados, além de poder intervir por iniciativa própria em temas que considere pertinentes.