
O X-Offroad – The Legends Return realizou-se na localidade do Couço, concelho de Coruche, com o propósito de devolver protagonismo às viaturas clássicas do todo-o-terreno nacional. Organizado com o objetivo de trazer de volta à competição veículos que permanecem há anos guardados em garagens por todo o país, o evento reuniu um conjunto diversificado de máquinas com provas dadas em décadas passadas e que, apesar da idade, mantêm intacta a sua alma competitiva.
O percurso, de 14 quilómetros, incluiu como pontos de maior exigência duas travessias do rio Sorraia, uma delas na passagem do Couço, conhecida dos aficionados das antigas provas da Baja 1000 e do Transibérico. As condições meteorológicas revelaram-se favoráveis, com temperaturas amenas, embora o piso endurecido e poeirento tenha obrigado a organização a dilatar os intervalos entre os concorrentes por razões de segurança.
Na categoria T0, a única viatura em prova foi o UMM Alter Troféu da equipa André Santos / Ricardo Cândido. Apesar de competir sozinho na sua classe, o veículo português completou as oito voltas ao percurso, assegurando uma prestação sólida que lhe garantiria, em termos absolutos, um lugar de destaque no conjunto dos participantes.
A categoria T8, a mais concorrida, ficou marcada pelo abandono precoce da equipa Pedro Silva / Luís Resende, em Toyota Land Cruiser, que liderava a prova até à quinta volta. A liderança transitou para a equipa FOX TT Team, com Hugo Raposo e João Oliveira em Nissan Terrano II, que concluiu a prova no tempo de 01:44:50.708. Seguiu-se a equipa JCRacing, composta por Joel Marrazes e Nelson Falardo em Nissan Navara D21, que apesar de registar um tempo de 01:27:17.975 completou menos uma volta, ficando assim arredada da luta pelo primeiro lugar. O terceiro lugar foi ocupado pela equipa Show_Time Performance, com Mauro Bomtempo em UMM Protumble, completando seis voltas em 01:24:02.733.
Na categoria T9, a vitória coube à equipa Gonzaga Ladies, formada por Leonor Espinhal e Bárbara Pereira, ao volante de um Suzuki Vitara. A dupla recuperou de dificuldades mecânicas registadas no prólogo e conseguiu ser a única formação da classe a concluir as oito voltas ao percurso. O pódio ficou completo com Ricardo Nascimento em segundo e Daniel Colaço em terceiro, ambos ao volante de Nissan Terrano II.
O evento integrou o Festival Off-Road Couço 2025, promovido pela X-Adventure e organizado pela APTE – Associação Portuguesa de Trial Extremo, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Esta estrutura permitiu enquadrar o X-Offroad dentro de uma programação mais vasta, dedicada ao todo-o-terreno e ao desporto motorizado, contribuindo para a valorização desta modalidade no panorama nacional.
O evento juntou um leque variado de participantes e veículos, entre viaturas históricas e outras mais recentes, e proporcionou uma jornada de reencontro com as raízes do todo-o-terreno clássico. Para a organização e participantes, tratou-se de uma primeira experiência que poderá, no futuro, dar origem a novos eventos dedicados a este segmento específico da competição automóvel.