No próximo dia 9 de novembro, a vila de Amareleja recebe mais uma edição do programa “Pelos Campos de Salúquia”, com a caminhada “Da Vinha à Talha”, promovida pela Câmara Municipal de Moura em colaboração com a Junta de Freguesia de Amareleja. Esta actividade promete explorar o coração da tradição vitivinícola alentejana num percurso de 8 km, que permitirá aos participantes conhecer a singularidade das vinhas de casta Moreto, cultivadas segundo métodos tradicionais.

A concentração dos participantes está marcada para as 9h00, no Largo da Igreja de Amareleja. Para quem parte de Moura, haverá transporte disponível, com saída às 8h30 junto à Bica de Santa Comba. O percurso, de dificuldade moderada, leva os caminhões a atravessar vinhedos antigos na sub-região vitivinícola da Granja-Amareleja, onde o clima quente e as “vinhas arcaicas de sequeiro” conferem uma identidade única aos vinhos produzidos na região. Estes vinhos, conhecidos pela qualidade e modernidade, são elaborados segundo a tradição da talha, mantendo-se viva uma herança secular.

Com limite de 50 participantes, a inscrição para a caminhada é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada até 8 de novembro através do email moura .turismo @cm -moura .pt ou pelo telefone 285 251 375. As vagas no autocarro de Moura limitadas a 30 lugares estão.

“Da Vinha à Talha” oferece assim uma oportunidade única para conhecer de perto o património vitivinícola do Alentejo, promovendo o contacto com as paisagens e práticas agrícolas tradicionais de uma das sub-regiões mais emblemáticas da região.