
© Reprodução Twitter/ Banco de Portugal
A partir do dia 19 de julho, a moeda comemorativa de 2 euros da Jornada Mundial da Juventude entrará em circulação. O Banco de Portugal (BdP) anunciou que a distribuição ao público será realizada por meio das instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
De acordo com o comunicado emitido pelo BdP, a moeda “Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” apresenta características únicas relacionadas ao evento que ocorrerá em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto.
Na face comum, a moeda exibirá o desenho europeu utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação. Já na face nacional, o campo central destacará a cruz peregrina e um conjunto de figuras representando a diversidade étnica dos jovens participantes da Jornada. Na parte inferior, duas mãos envolvendo o conjunto simbolizarão o acolhimento do Papa e o sentido de inclusão e universalidade do encontro.
Além disso, a moeda apresentará a legenda “Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” na orla superior e o escudo de Portugal, as legendas “Portugal” e “Casa da Moeda”, bem como a indicação do autor na orla inferior. O desenho será complementado pelas 12 estrelas da União Europeia dispostas em forma circular, envolvendo todo o conjunto.
O Banco de Portugal informa que a emissão da moeda terá um limite de 1.000.000 de unidades com acabamento normal.
A Jornada Mundial da Juventude é um evento de grande importância que reúne jovens de todo o mundo em torno da fé e dos valores cristãos. Com a emissão desta moeda comemorativa, o Banco de Portugal destaca a relevância deste encontro internacional, proporcionando uma lembrança única para colecionadores e interessados.
A partir do dia 19 de julho, os portugueses terão a oportunidade de encontrar e utilizar esta moeda especial no seu dia a dia, ao efetuarem pagamentos e transações comuns. A sua circulação serve como um símbolo tangível do encontro da juventude em Lisboa e da união de diferentes culturas e nacionalidades.