
Os alunos escolheram para a PAP – Prova de Aptidão Profissional, as marcas e produtos que gostam e os inspiram para fazer um novo design e um projeto de montra. Neste projeto final demonstram as competências adquiridas ao longo de 3 anos letivos que corresponde à conclusão do 12º segundo ano.
Apesar do nervosismo normal, os vários alunos fizeram as suas apresentações perante um júri de professores.
A aluna Ana Rita Teixeira escolheu a marca Nespresso, redesenhou o logotipo, criou um novo manual de identidade e surpreendeu todos na Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste com a sua “montra” final que se confundia com um trabalho profissional, pronta a servir um café.
Soraia Rita Leal, “Para o projeto, a aluna optou por um tema que lhe interessa (ecologia/reciclagem), acreditando que, em combinação com a marca escolhida, resultará numa montra criativa e colorida, capaz de causar impacto nos clientes.”
“A aluna escolheu o tema não só por gostar bastante de animais como também para ser inovadora, tentando criar uma montra arrojada, com o objetivo de cativar a atenção dos clientes de maneira criativa e original.”

De acordo com o Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, o curso de vitrinismo garante “competências para conceber, organizar e executar a exposição e decoração de espaços de venda”. O plano curricular compreende disciplinas socioculturais, científicas e, claro, técnicas, com um estágio incluído que garante também emprego em alguns casos.