
A vila de Marvão recebeu, no passado fim de semana, a 40.ª Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, atraindo mais de 12.500 visitantes ao Alto Alentejo. O evento celebrou a castanha com dois dias repletos de magustos, espetáculos musicais, animação itinerante e uma vasta oferta de gastronomia e produtos regionais.
Realizada nos dias 9 e 10 de novembro, a Feira da Castanha consolidou-se mais uma vez como um dos maiores certasmes dedicados à castanha na região, promovendo o fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP) produzido no concelho de Marvão. O evento reuniu cerca de 70 expositores, incluindo produtores de castanha e de iguarias como vinho, azeite e mel, além de artesões e comerciantes de diferentes setores, dinamizando assim a economia local.
Entre os principais atrativos de certos seriam os magos e a animação, para os quais a autarquia oferecia mais de 4 mil kg de castanhas e 1200 litros de vinho, tudo de produtores locais. Estes elementos, aliados à música e à cultura local, mantiveram uma tradição viva e foram cruciais para o sucesso do evento, que marcou quatro décadas de celebrações da castanha.
No que diz respeito ao impacto turístico, a Feira da Castanha de Marvão voltou a destacar-se no calendário anual do concelho, com as unidades hoteleiras a registarem uma ocupação quase total durante o fim da semana, refletindo o poder de atração do evento.
O evento contorno ainda com um gesto solidário: a entrada, com um custo simbólico de 1,50€, reverteu integralmente para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Marvão, possibilitando a aquisição de uma nova viatura para apoiar a atividade dos bombeiros e fortalecer o serviço à comunidade.
Para Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, o balanço da 40.ª edição é muito positivo. “É um orgulho ver o empenho de todos os envolvidos na realização da Feira da Castanha de Marvão e o entusiasmo de quem nos visita,” e acrescenta “este é um evento único, que, para além de valorizar a castanha, mostra o que de melhor se faz em Marvão e que deve ser preservado e acarinhado, para que continue a crescer, a inovar e a atrair ainda mais pessoas a cada edição”.
Após o encerramento oficial da feira, as celebrações não param em Marvão. Até ao dia 24 de novembro, 15 restaurantes do concelho darão continuidade à homenagem à castanha com a Quinzena Gastronómica da Castanha, oferecendo pratos inspirados neste produto tradicional, reafirmando o compromisso da vila com as suas tradições e sabores.