
🗞️7 notícias a não esquecer
A Ferrero fechou um acordo para adquirir a Kellogg Co. por 23 dólares (19,69 euros) por ação, elevando o valor total da empresa a 3,1 mil milhões de dólares (2,65 mil milhões de euros). Por trás desta operação está Giovanni Ferrero, o homem mais rico de Itália.
A Startup Valencia e a Unicorn Factory Lisboa assinaram um acordo de colaboração para reforçar os laços entre os ecossistemas empreendedores de Valência e Lisboa, com o objetivo de posicionar ambas as cidades como hubs tecnológicos estratégicos no sul da Europa.
Lisboa prepara‑se para ganhar um novo ícone hoteleiro: um hotel de pelo menos quatro estrelas, com 161 quartos, irá ocupar parte dos futuros Módulos 4 e 5 do Centro Cultural de Belém (CCB), numa operação que soma ainda um aparthotel com 126 unidades e uma zona de comércio e serviços — tudo numa área de 32 500 m².
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), que detém a marca Sagres, tem um novo líder. A partir deste mês o neerlandês Julien Haex assume o cargo de managing director da empresa, transitando da direção da Heineken Peru. Enquanto isso, o grupo Brisa entrou em negociações exclusivas para a compra de 100% da francesa Axxès, que fornece serviços de portagens eletrónicas na Europa. A conclusão do negócio vai impulsionar o crescimento da Via Verde.
As edições especiais dos bonecos Labubu – da empresa chinesa Pop Mart que provocaram um fenómeno viral – estão a ser vendidas por dezenas de milhares no mercado secundário e uma especialista diz que acha que vão manter o seu valor. Agora, é uma edição limitada da colaboração entre a marca de calçado Vans e o Labubu poderá ser a próxima versão do brinquedo a ser vendida por cinco dígitos no mercado secundário.
O júri da edição de 2025 do World Architecture Festival distinguiu 28 projetos de arquitetura contemporânea, com o prémio WAFX, em diversas áreas, incluindo dois portugueses, o “Echoes of the Void”, do Segmento Urbano, em São Miguel, nos Açores, e o Polo de Saúde da Universidade de Évora, do gabinete CLOU architects, ambos na categoria de Envelhecimento e Saúde.
51 anos depois da revolução que deu a Portugal valores como a liberdade e democracia, a Forbes procurou perceber a evolução profissional a que as mulheres tiveram acesso. Através das vozes de Isabel Alçada, Maria Benedita Urbano, Ana Sofia Ferreira e Ana Ribeiro, lembramos o passado, conhecemos o presente e alertamos para o futuro.
🧐 A frase da semana
Steve Forbes, 77 anos, neto do fundador da marca Forbes e atual chefe de redação da Forbes nos EUA, é um defensor de longa data da liberdade económica. Entrevistado por Petro Chernyshov e Tetiana Pavlushenko, da Forbes Ucrânia, Steve Forbes deixa críticas à política das tarifas de Trump, considerando-as como “uma anomalia; não um novo normal”.
✔️O positivo
O Praemium Imperiale distingue “o trabalho excecional” de personalidades nas áreas da pintura, escultura, arquitetura, música e teatro ou cinema. Depois de Maria João Pires e de Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura é o terceiro português homenageado.
❌O negativo
O mundo avança a um ritmo insuficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, concluiu um relatório da ONU divulgado, mostrando que apenas 35% das metas registaram progressos moderados.
📖A LER
Numa altura em que os livros são um dos temas de maior sucesso nas redes sociais, a Forbes falou com Marta Carvalho, uma das criadoras que abraçou esta área antes mesmo de a tendência ter surgido.
📻A OUVIR
O Passeio Marítimo de Algés voltou a receber este ano o NOS Alive. Passamos em revista os vários nomes que brilharam tanto no primeiro dia do festival, como no segundo dia.
🎥A VER
O filme “Superman” chegou com uns impressionantes 104 milhões de euros nas bilheteiras dos EUA, segundo informou a Warner Bros. no domingo, depois de ter sido o segundo maior dia de estreia do ano na sexta-feira, com o filme a caminho de arrecadar mais de 185 milhões de euros a nível mundial.
🍲A SABOREAR
O Chef Eddy Melo, do restaurante Akla, do hotel de cinco estrelas InterContinental de Lisboa, preparou uma nova carta de verão que transforma ingredientes tradicionais em experiências sensoriais únicas. Com um percurso internacional e paixão assumida pela cozinha de autor, o Chef açoriano apresenta propostas que combinam técnica apurada, criatividade e uma estética cuidada.
Bom fim de semana!!