
Oliver Solberg conquistou, sensacionalmente, a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), triunfando no Rali da Estónia no seu regresso à categoria Rali 1.
A caminho do primeiro lugar, o piloto sueco da Toyota, filho do campeão mundial de 2003, Petter Solberg, venceu nove das 20 etapas da prova. Dominou as duas primeiras etapas deste domingo, terminando depois em terceiro na Power Stage, atrás de Kalle Rovanpera e do piloto da casa, Ott Tanak.
Na final, Solberg venceu com uma vantagem de 25,2 segundos sobre Tanak, enquanto Thierry Neuville, após problemas no último dia, terminou em terceiro, a 48,3 segundos do vencedor. Rovanpera ficou em quarto, a 55,6 segundos, e pontuaram ainda Adrien Fourmaux, Elfyn Evans, Sami Pajari, Martins Sesks e Joshua McErlean. Takamoto Katsuta ocupava a sétima posição antes da Power Stage, mas o japonês abandonou a corrida com problemas mecânicos.
Na classificação de domingo, Solberg foi o mais rápido, terminando 4,0 segundos à frente de Rovanpera e 4,1 à frente de Tanak. Evans e Neuville completaram o top 5 do dia, a 13,0 e 13,2 segundos de Solberg, respetivamente. Na Power Stage, Rovanpera foi o mais veloz, superando Tanak, Solberg, Neuville e Evans, que completaram a zona de pontuação.
Na classificação geral do Campeonato Mundial de Ralis, após o segundo lugar em casa, Tanak assumiu a liderança com 162 pontos, apenas um ponto à frente de Evans. Sébastien Ogier, que não participou neste rali, mas que regressará para a próxima ronda na Finlândia dentro de duas semanas, é o terceiro, a 21 pontos do líder. Com a vitória, Solberg, que compete habitualmente no WRC2, sobe para o oitavo lugar, com 52 pontos, dos quais 33 conquistados este fim de semana.
No WRC2, a vitória foi para o piloto da casa Robert Virves, que conquistou o seu primeiro triunfo na categoria. O estónio venceu com uma vantagem de 18,4 segundos sobre o compatriota Georg Linnamae. O finlandês Roope Korhonen completou o pódio.
A temporada de 2025 do WRC continuará dentro de duas semanas com outra prova rápida em piso de terra, o clássico Rali da Finlândia, perto de Jyvaskyla.
Classificação no WRC após o Rali da Estónia
Ott Tanak – 162 pontos
Elfyn Evans – 161
Sébastien Ogier – 141
Kalle Rovanpera – 138
Thierry Neuville – 114
Adrien Fourmaux – 71
Takamoto Katsuta – 63
Oliver Solberg – 52
Sami Pajari – 38
Gregoire Munster – 19
Josh McErlean – 14
Gus Greensmith – 14
Yohan Rossel – 12
Martins Sesks – 12
Nikolay Gryazin – 7