O Sporting, campeão nacional em título, volta a entrar em ação esta quarta-feira e tem pela frente um duelo decisivo com o Gil Vicente, com um lugar nas meias finais da Taça de Portugal em jogo. O jogo terá lugar em Barcelos, terá que não é (nada) de boa memória para os leões no que à Prova Rainha diz respeito.

Vasculhando pelos meandros da história da mítica Taça de Portugal, percebemos que este será apenas o 2º duelo entre Gil Vicente e Sporting na prova, o que por si só já tem o elemento de curiosidade, mas fica ainda mais aguçado quando percebemos que, até aqui, a vantagem é...gilista.

É que esse único duelo entre gilistas e leões para a Taça de Portugal teve lugar há mais de 26 anos, na época de 1998/99, precisamente em Barcelos, no antigo Estádio Adelino Ribeiro Novo - agora estádio secundário do Gil Vicente -, e os da casa levaram a melhor, vencendo por 3-2 e carimbando, na altura, a passagem à 5ª eliminatória da Taça (seriam eliminados nos oitavos de final).

Esse, de resto, foi um ano para esquecer em Alvalade. Nessa temporada, o Sporting, além de ter sido eliminado na 4ª eliminatória da Taça de Portugal, terminou em 4º lugar no campeonato e ainda foi eliminado na 1ª ronda da Taça UEFA.

Conhecem-se das Taças @Rogério Ferreira / Kapta+

Contudo, voltando a virar atenções para a Taça de Portugal, esta não foi a única vez que o Sporting foi eliminado desta prova em Barcelos.

Apesar do jogo acima referido ter sido o único duelo entre Gil Vicente e Sporting na história da Taça de Portugal, não foi o único realizado pelo Sporting na cidade de Barcelos ou o único onde foi eliminado nesse território, acrescente-se.

Mais recentemente, em outubro de 2022, os leões defrontaram, no Estádio Cidade de Barcelos, o Varzim - por impossibilidade de jogar na casa poveira devido a limitações do sistema de iluminação -, da Liga 3, para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal e aí perdeu por 1-0. Foi uma das derrotas mais pesadas de Ruben Amorim no comando do Sporting, contra uma equipa, na altura, comandada por Tiago Margarido, atual treinador do Nacional da Madeira.

Gilistas com vantagem nas Taças

Olhando para a história de duelos, entre todas as competições, entre Gil e Sporting, a vantagem é claramente dos leões, com 33 vitórias verdes e brancas, contra «apenas» oito dos de Barcelos (além de nove empates). Aqui, naturalmente, o campeonato tem um peso grande, com 47 de 50 jogos.

Contudo, se olharmos apenas para as Taças, de Portugal e da Liga, a história, curiosamente, de figura. Nos três jogos disputados nas duas competições, o Gil Vicente tem, até ver, vantagem, com duas vitórias - a referida na Taça de Portugal e outra na Taça da Liga, em 2012, por 0-1 -, contra apenas uma do Sporting (0-2, na Taça da Liga, em 2019, em Barcelos).