Ricky Rubio estreou-se na equipa principal do Joventut em 2005, com apenas 14 anos, e desde cedo o miúdo deslumbrou a Europa. Com excelente visão de jogo, destemido, foi campeão e conquistou a Taça do Rei antes de rumar à NBA.

Passaram 16 anos da experiência com que todos os basquetebolistas sonham, mas o espanhol só pensava em voltar a casa. Agora, voltou a vestir a camisola do clube que o viu crescer, onde espera renascer e reencontrar o amor por si próprio e pela modalidade.

O acordo com o jogador está feito, tendo em conta uma integração progressiva, respeitando o seu ritmo físico e emocional, esperando-se que a sua primeira partida aconteça dia 4 de setembro, no Torneio Sant Julià de Vilatorta, num jogo particular com o Hiopos Lleida.

Depois de mais de uma década na NBA (Wolves, Jazz, Suns, Cavaliers), Ricky Rubio decidiu parar em 2023 para cuidar da sua saúde mental, uma decisão corajosa que colocou em cima da mesa uma questão muitas vezes silenciada no desporto de elite.

«Quero jogar sem ser Ricky Rubio», disse numa entrevista recente. E para isso, nada melhor do que regressar ao seu pavilhão e com os adeptos que sempre o esperaram de braços abertos.