Marc Márquez esteve em conversa com Manuel Pecino no GP da Tailândia onde refletiu sobre a sua evolução como piloto e partilhou perspetivas sobre o momento atual da sua carreira. Numa comparação direta com o Márquez de 2019, o piloto espanhol revelou como a confiança e a maturidade se alteraram ao longo dos anos, destacando as diferenças em termos de desempenho e abordagem.
‘A questão é que o Márquez de 2019 diria que tem muito mais confiança. Aqui na Tailândia, o Marc de 2019 chegava com quase 100 pontos de diferença em relação aos outros, fisicamente melhor também, mas menos maduro’, admitiu o piloto, reconhecendo que a experiência adquirida nos últimos anos lhe trouxe um novo tipo de aprendizagem, apesar dos desafios que tem enfrentado.
Questionado sobre como se vê atualmente em comparação com 2019, Márquez explicou que a visão que se tem de si próprio é frequentemente condicionada por fatores externos, como a moto ou os ajustes técnicos: ‘Vejo-me bem, mas é muito relativo como te vês. É que mudas a moto e a afinação a um piloto e dizes ‘agora sinto-me muito bem’, e às vezes chegas a um circuito e a pilotagem não te sai’, afirmou. O piloto salientou ainda que, embora se sinta num nível semelhante ao de 2019, as suas forças manifestam-se de forma diferente.
‘Não sou nem melhor nem pior, mas com pontos fortes diferentes. Em 2019 era pura velocidade, agora tenho muito mais experiência. Já não te direi estratégia de corrida, porque podes ser o mais esperto da classe, mas se não tens velocidade tornas-te no mais parvo. Tendo velocidade, então de repente és o mais estratega, o mais regular… isso é porque tens esse ponto’, disse, evidenciando o equilíbrio necessário entre rapidez e inteligência na competição.
O evento, que celebrou os feitos da Ducati, serviu também como oportunidade para Márquez refletir sobre o futuro. As suas declarações oferecem um olhar íntimo sobre a mentalidade de um dos maiores pilotos da atualidade, revelando como a maturidade e a experiência moldam a abordagem ao desporto, mesmo quando a confiança e a performance variam ao longo do tempo.