O SC Braga está mais perto de aceder às meias-finais da Taça da Liga Feminina. Este sábado, as Gverreiras do Minho venceram na visita ao reduto do Damaiense, por 1-2, na primeira mão dos quartos de final da competição.
Num arranque de partida equilibrado, ainda que com ligeiramente mais bola para a equipa arsenalista, poucos lances de golo se viram. Embora com mais tempo em posse, o SC Braga teve dificuldades para alimentar a frente de ataque numa fase inicial e o Damaiense, compacto defensivamente, aproveitou-se também de um erro defensivo adversário para inaugurar o marcador.
Com 13 minutos jogados, uma bola longa e que parecia totalmente inofensiva acabou por se transformar na primeira ocasião clara e, por consequência, no primeiro golo da partida. Leah Lewis escorregou quando procurava atrasar o esférico para Patrícia Morais e Tânia Mateus, que estava por perto, aproveitou para finalizar na cara da guarda-redes.
Com dificuldades em ferir a defensiva contrária no jogo corrido, o SC Braga encontrou a receita através da bola parada. O Damaiense foi oferecendo vários livres laterais em zonas promissoras e as arsenalistas tiraram proveito disso para chegar ao empate. Já depois de Ana Rute ter cabeceado ao poste (31'), Dolores Silva cobrou um livre no lado esquerdo do ataque e Leah Lewis antecipou-se a uma saída desastrada de Melissa Dagenais para se redimir do erro anterior e empatar (38').
Já na segunda metade, as visitantes consumaram a reviravolta ainda nos primeiros minutos e novamente na bola parada. Novo livre lateral cobrado por Dolores Silva e Ellie Walker, no meio da confusão na área contrária, desviou para o 1-2 (56').
Depois do golo do SC Braga, foi o Damaiense a crescer e a obrigar as minhotas a sofrer até ao final. As melhores ocasiões pertenceram à equipa da casa, com destaque para um remate de Emma Hawkins que esbarrou na trave. Nos derradeiros minutos, Gabi Gonçalves teve também uma última oportunidade, mas o remate foi travado por Patrícia Morais.
Sem grande brilhantismo, mas com eficácia nas tarefas, o SC Braga arrecadou uma vantagem preciosa na eliminatória. A segunda mão joga-se apenas a meio de janeiro, no Estádio 1.º de Maio.