
A Academia de Xadrez de Gaia conquistou, este domingo, o seu 12.º Campeonato Nacional por equipas da 1.ª Divisão, terceiro consecutivo, e ultrapassou o palmarés do Sporting (11), que dominou a modalidade nos anos 70 e 80 do século passado.
A equipa liderada pelo grande mestre ucraniano Vasyl Ivanchuk, de 56 anos, um dos melhores jogadores de sempre e que chegou a ser campeão mundial de rápidas e semi-rápidas, venceu na última sessão, em Soure, o A.XAT Montemor-o-Novo, por 3,5-0,5, tendo somado 24 pontos, à frente do CAC Portinha (23), Estrelas São João de Brito (22), Dias Ferreira (20), Assembleia Figueirense (19), A.XAT (19), V. Guimarães (16), Académica de Coimbra (14), CA Téssera (12) e EP Gaia (11).
Nos parciais, Ivanchuk bateu o espanhol Alex Garrido, o espanhol Eduardo Bonelli superou o cubano Carlos Albornoz e o também ucraniano Sergey Fedorchuk bateu o espanhol José Guerra.
Só o argentino Fernando Peralta conseguiu sacar empate frente aos campeões, com o ucraniano Andrei Volotikin.
A prova contou com jogadores de grande craveira internacional, num dos Nacionais mais fortes de sempre, mas o campeão mundial, o indiano Gukesh D., não chegou a jogar, apesar de estar inscrito pelo Dias Ferreira,