
Mariana Leitão foi este sábado eleita como nova líder da Iniciativa Liberal, com 73% dos votos e 27% de abstenção, tornando-se na quinta presidente do partido e na primeira mulher a ocupar o cargo.
De acordo com o partido, houve 672 votos válidos, tendo 493 militantes votado a favor de Mariana Leitão e 179 optado pela abstenção.
Mariana Leitão sucede assim a Rui Rocha, que ocupou o cargo entre 2023 e 2025 e que tinha anunciado a demissão da liderança em 31 de maio, por considerar que o resultado obtido pela IL nas eleições legislativas tinha sido insuficiente.
“Os nossos adversários não estão aqui”
"Esta convenção marca o início de uma nova etapa. Uma etapa em que deixamos as nossas disputas internas e viramos toda a nossa força para fora. Porque os nossos adversários não estão aqui, estão no regime instalado. (…) Portugal não vai mudar com remendos. Não vai crescer com mais programas públicos, subsídios temporários ou promessas de boas intenções. O país só mudará quando tivermos a coragem de fazer o que é estrutural: reformar profundamente o Estado e libertar o mercado de trabalho", diz a nova líder da IL.
Quando a vitória de Mariana Leitão foi anunciada no pavilhão de Alcobaça onde está a decorrer a X Convenção Nacional da IL, alguns militantes do partido bateram palmas e agitaram bandeiras, mas mantiveram-se sentados.
Agradecimentos a Rui Rocha
Antes de anunciar o resultado da eleição, o presidente da mesa da Convenção Nacional, Pedro Ferreira, quis endereçar uma mensagem de agradecimento à direção que cessava funções, presidida por Rui Rocha.
"A todos os que cessam neste momento funções, em nome da convenção e de todos os membros da IL, um muito obrigado pelo vosso empenho, dedicação e trabalho", disse, com os militantes a aplaudirem de pé a anterior direção.