Mais de duzentos centros de saúde vão prolongar o horário de funcionamento durante as festas de Natal e Ano Novo e no inverno, avança o Diário de Notícias (DN).

O objetivo é aliviar a pressão nas urgências no pico das infeções respiratórias. Alguns vão estar abertos até às 20:00 e outros até à meia-noite. Aos sábados, domingos e feriados também vão funcionar. Estas regras entraram em vigor esta semana e vão durar até ao final de fevereiro.

De acordo com o DN, são 231 os centros de saúde abrangidos por esta medida temporária que integra o Plano de Inverno do Serviço Nacional da Saúde.

Identificados quase 400 casos de gripe na semana passada

Na semana passada foram identificados 386 casos positivos de infeção com o vírus da gripe, o número mais elevado desde o início da época de vigilância, informou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa).

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica da gripe divulgado pelo Insa, daquele total, 353 casos eram do tipo B e 33 do tipo A, tendo sido identificado o "subtipo A (H1N1) pdm09" em sete dos casos. Na semana anterior tinham sido reportados 260 casos positivos para o vírus da gripe.