A temporada de Fórmula 1 ainda agora terminou e já há novidades fresquinhas sobre o que podemos esperar na próxima época. Depois da Haas ter anunciado Esteban Ocon e Oliver Bearman como a nova dupla de pilotos para 2025, a equipa norte-americana escolheu Laura Müller para se tornar a primeira mulher a desempenhar o cargo de engenheira-chefe na categoria desde o seu ínicio na década de 1950.
A partir de 2025, Laura Müller será engenheira do francês Esteban Ocon que se junta à Haas depois de ter sido "dispensado" pela Alpine.
Graças a esta promoção, os fãs de Fórmula 1 vão passar a ouvir uma voz feminina nas transmissões de rádio dos pilotos. Durante as corridas é habitual ouvir-se algumas das interações entre engenheiros e pilotos como acontece com Max Verstappen e Gianpiero Lambiase ou Lewis Hamilton e Peter "Bono" Bonnington, dupla que chegou ao fim este ano com ida do britânico para a Ferrari.
Apesar de só ter começado a dar os primeiros passos na Fórmula 1 em 2022, quando chegou precisamente à Haas, Laura Müller já tinha um currículo de fazer inveja ligado ao automobilismo.
Na última década, a engenheira alemã passou pela Phoenix Racing GmbH como estagiária, Fórmula Renault 2.0 com a equipa Josef Kaufmann Racing e chegou à Hero Motocorp para assumir o cargo de engenheira de dados. Além dos dois anos que dedicou ao Campeonato do Mundo de Endurance (WEC), também trabalhou nas categorias LMP2, LMP3, DTM e GT3 até ingressar na Fórmula 1 como tanto sonhou.
Embora nesse seu sonho não fosse engenheira, mas piloto de Fórmula 1 e tivesse como principal "rival" o icónico Michael Schumacher, como confessou, no ano passado, em entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine.
Laura Müller será a primeira engenheira-chefe na Fórmula 1 e passa a integrar o núcleo de mulheres com papéis importantes na categoria.
Atualmente, Hannah Schmitz desempenha o cargo de engenheira mecânica da Red Bull e estrategista de renome responsável pelo domínio da equipa austríaca; Margarita Torres Díez é engenheira-chefe de powertrain na Mercedes; Bernadette Collins é chefe de estratégia de corrida da Aston Martin e Julie Coulter é engenheira de projeto da McLaren, que este ano venceu o Campeonato Mundial de Construtores, 26 anos depois da última conquista.