
A Orquestra Clássica da Madeira encerra este sábado, 19 de Julho, a sua temporada 2024/2025 "A música é o nosso património" com um concerto no Centro de Congressos da Madeira, pelas 18 horas.
A apresentação será dedicada à memória do maestro madeirense Fernando Eldoro, falecido em Fevereiro deste ano, reconhecido pelo seu contributo à música e pela carreira internacional como director de orquestra.
O programa do concerto inclui uma gala de ópera com árias, aberturas e um poema sinfónico. Serão interpretadas obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Georges Bizet, Camille Saint-Saëns, Vincenzo Bellini, Mykola Lysenko e Piotr Ilitch Tchaikovsky. O evento conta com a participação da mezzo-soprano Rita Coelho, vencedora da edição de 2025 do Concurso Internacional de Canto Cascais Ópera, e será dirigido por Luís Andrade, maestro madeirense com actividade profissional em vários países europeus.
No concerto final da temporada, a Orquestra Clássica da Madeira integrará dez jovens músicos madeirenses, dois dos quais alunos do curso profissional de instrumentista do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, e os restantes estudantes do ensino superior.
Fernando Eldoro, natural da Madeira, iniciou a sua formação na atual Escola das Artes da Madeira e destacou-se ao longo da carreira como maestro em várias orquestras nacionais e internacionais, tendo dirigido em países como França, Alemanha, Suíça, Canadá, Brasil e Índia. Em Portugal, colaborou com diversas orquestras e instituições, incluindo o Teatro Nacional de São Carlos, a Gulbenkian e a Orquestra Clássica da Madeira.
Os bilhetes para o concerto têm o custo de 20 euros, com descontos disponíveis para seniores, jovens e crianças. Estão à venda na Ticketline, na Loja Gaudeamus – Colégio dos Jesuítas, e no próprio dia do evento, a partir das 16 horas, na bilheteira do Centro de Congressos da Madeira.
Outras iniciativas que marcam a agenda regional deste que é o ducentésimo primeiro dia do ano, em que faltam 165 dias para o fim de 2025:

- 10 horas - Sessão Comemorativa do Dia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira;
- A partir das 10 horas - A Diocese do Funchal apresenta no seminário diocesano o programa pastoral para 2025/2026 com o tema 'Formar cristãos leigos para a missão na Igreja e no mundo' no Largo Visconde Ribeiro Real, 49;
- 11 horas - Apresentação final da oficina 'Ganda Cena', integrada no programa ESCUTO – Espaço Cultural para Todos, da Câmara Municipal do Funchal, no Teatro Baltazar Dias;
- 11 horas - A CDU promove uma iniciativa política na Praia Formosa;
- 16 horas - A Associação Teatro Experimental do Funchal apresentação a Residência Artística 'Falha' no Espaço Cultural Largo do Corpo Santo;
- A partir das 17 horas - No último dia do Summer Opening Festival 2025 sobem ao Parque de Santa Catarina os ‘Revenge of the 90’s’ e o espectáculo ‘Para Sempre Marco’, em homenagem a Marco Paulo;
- 21 horas - Iniciativa 'Fado à Beira Mar' com a participação de Mara Pedro, que se junta à Associação de Fado da Madeira, na Baía de Câmara de Lobos;
- 21h30 - XXVI Festival Infantil de Vozes na Praça do Barqueiro do Porto Santo;
- 21h30 - XXVII Encontro de Folclore de Santa Cruz na Praça Dr. João Abel de Freitas.
Principais acontecimentos registados a 19 de Julho, Dia da Reserva Natural do Estuário do Tejo:

1830 - Carlos X recusa os resultados das eleições francesas que dão a vitória à oposição liberal.
1853 - As autoridades de Nova Iorque, Estados Unidos, compram por cinco milhões de dólares a área do Central Park, inaugurado em 1859.
1900 - Inauguração do Metro de Paris, França, com o início do funcionamento da linha Porte Maillot-Vincennes.
1903 - Termina a primeira Volta à França em bicicleta.
1920 - Vladimir Ilich Ulianov, Lenine, abre o Komitern, II Congresso da Internacional Comunista, em Petrogrado, São Petersburgo, Rússia.
1936 - Francisco Franco assume o comando do Exército Espanhol de Marrocos, em Tetuán. Demissão do presidente do governo republicano, Santiago Casares Quiroga.
1966 - No Estádio Goodison Park em Liverpool, Inglaterra, Portugal vence o Brasil, bicampeão mundial, por 3-1, em jogo do Mundial de Futebol.
1974 - É fundado o partido do Centro Democrático e Social (CDS), entre as personalidades que subscreveram a sua Declaração de Princípios estavam Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa, Basílio Horta, Vítor Sá Machado, Valentim Xavier Pintado, João Morais Leitão e João Porto.
1975 - Manifestação promovida pelo PS, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, exige a demissão do IV Governo Provisório, de Vasco Gonçalves.
1976 - Abertura da primeira sessão Legislativa da I Legislatura da Assembleia Regional da Madeira.
1978 - Greve geral na Nicarágua, pelo afastamento do Presidente, Anastásio Somoza.
1979 - Vitória da revolução sandinista na Nicarágua.
1984 - O francês Jacques Delors é nomeado presidente da Comissão Europeia.
1985 - Rutura da barragem de Stava, em Itália, inunda povoações e causa 300 mortos.
1986 - As autoridades soviéticas demitem quatro funcionários da central de Chernobyl e responsabilizam os trabalhadores pelo desastre nuclear.
1987 - O PSD, chefiado por Aníbal Cavaco Silva, obtém a primeira maioria absoluta, com 148 deputados, nas eleições legislativas.
1990 - O Kuwait rejeita as acusações do Iraque, segundo as quais estaria a "roubar" petróleo.
1991 - I Cimeira Ibero-Americana, em Guadalajara, México, fica marcada pelo primeiro encontro entre o Presidente de Cuba, Fidel Castro, e o Rei de Espanha, Juan Carlos.
1993 - O Presidente da República, Mário Soares, preside no Rio de Janeiro, Brasil, ao lançamento oficial da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa.
1993 - Inauguração da nova Ponte Internacional sobre o Minho, que liga Valença (Portugal) e Tui (Espanha).
1995 - Chega a Portugal a cadeia de supermercados Lidl, do grupo alemão Schwarz, que num só dia abre 13 lojas.
1997 - O Exército Republicano Irlandês (IRA) determina o cessar-fogo incondicional, na perspetiva de relançamento do acordo de paz para a Irlanda do Norte.
2002 - O PCP anuncia a expulsão dos militantes Edgar Correia e Carlos Luís Figueira e a suspensão por 10 meses de Carlos Brito por "desrespeito das regras e princípios estatutários essenciais" do partido.
2006 - O Presidente russo, Vladimir Putin, promulga uma lei que dá ao consórcio estatal petrolífero Gazprom o monopólio da exportação de gás do país.
2007 - É aprovado pelo parlamento o novo regime jurídico das instituições de ensino superior que vai permitir às universidades assumir "uma dimensão fortemente científica" e a possibilidade das instituições se transformarem em fundações públicas de direito privado.
2013 - O secretário-geral do PS, António José Seguro, faz uma declaração ao país em que anuncia o fim do processo de diálogo tripartido e acusa os dois partidos da maioria (PSD e CDS-PP) de inviabilizarem o acordo de "salvação nacional", proposto pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
2015 - Portugal conquista o mundial de futebol de praia pela segunda vez (a primeira sob alçada da FILA) ao vencer na final o Taiti por 5-3, em Espinho, Porto.
2016 - O empresário milionário norte-americano Donald Trump, de 70 anos, é nomeado oficialmente candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 08 de novembro nos Estados Unidos.
2017 - O antigo vice-reitor da Universidade Independente Rui Verde é condenado a quatro anos e dois meses de prisão, pena suspensa por igual período, por três crimes de falsificação de documentos e um de fraude fiscal qualificada.
2018 - O Tribunal Supremo espanhol, em Madrid, decide cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão Carles Puigdemont, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião, na sequência da decisão do tribunal alemão de Schleswig-Holstein a um pedido de extradição.
2019 - O parlamento aprova as alterações ao Código do Trabalho, com o voto do PS e a abstenção do PSD e do CDS, que estabelecem o alargamento do período experimental de 90 para 180 dias para jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração.
2019 - O parlamento aprova a criação da entidade para a transparência e código de conduta, dois dos últimos diplomas do chamado "pacote da transparência".
2019 - A Assembleia da República aprova a alteração da lei da gestação de substituição, mas não inclui o arrependimento do consentimento da gestante até ao nascimento da criança, como havia determinado o Tribunal Constitucional.
2024 - Aeroportos e companhias aéreas na Europa, Estados Unidos, Austrália, Hong Kong e Japão, bem como empresas, bancos e meios de comunicação social em várias partes do mundo, incluindo Portugal, são afetados pela falha informática da empresa norte-americana Microsoft.
2024 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, preside à inauguração da Casa Museu Aristides de Sousa Mendes (cônsul de Bordéus que passou milhares de vistos para que judeus pudessem entrar em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial, desrespeitando uma ordem direta do seu governo a 'Circular 14') em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, Viseu.
Pensamento do dia:
A história ensina-nos que nada aprendemos dela. George Bernard Shaw (1856-1950), escritor irlandês.